O P/L (Preço/Lucro) é uma métrica que indica quanto os investidores estão pagando por cada unidade de lucro da empresa.
Este indicador permite várias interpretações. Pode indicar se a empresa está cara (P/L alto) ou barata (P/L baixo). Pode ser analisado também como indicador sobre as expectativas dos agentes: se o P/L estiver alto significa que os investidores estão com boas esperanças para o ativo, enquanto que o P/L baixo pode indicar certo pessimismo com a empresa.
Como sabemos, no mercado financeiro o preço de um ativo é reflexo das expectativas dos agentes sobre o futuro, e não apenas sobre a situação atual do papel. O gráfico abaixo mostra o P/L de um conjunto de ações listadas no site Oceans14 (não do índice Ibovespa).

Como podemos ver, o preço deste conjunto de ativos está em nível histórico máximo, considerando o que se entrega em termos de lucro.
Neste caso, o investidor deve ponderar estes dados com suas próprias expectativas. O que é caro hoje pode ser barato ou muito mais caro amanhã. O que temos de informação é apenas o fato de que o mercado está otimista com a bolsa, pois aceita pagar um preço elevado pelos ativos. Mas será que o futuro promissor que se enxerga irá se realizar?
O mundo econômico é permeado pela incerteza. Podemos ter surpresas positivas ou negativas. No final, os indicadores não garantem nada, apenas mostram o estado de ânimo atual do conjunto do mercado.
A resposta para a pergunta se a bolsa tá barata ou cara é totalmente subjetiva, a depender das expectativas sobre o futuro de cada investidor. Sendo assim, a escolha do investidor deve ser pautada na avaliação se as expectativas atuais fazem ou não sentido.