Dicas de leitura: Interpretações do Brasil

Quando fiz meu doutorado na UFRGS, uma das disciplinas que mais me marcaram foi a de Interpretações do Brasil, ministrada pelo professor Pedro Cezar Dutra Fonseca.

Na época fiquei impressionado com a variedade de análises diversas que visavam explicar a dinâmica econômica e os motivos do atraso do Brasil.

Entretanto, não deveria estranhar esta diversidade, visto que cada brasileiro tem sua tese particular sobre a nossa eterna condição de subdesenvolvimento.

São vários os temas que são alvos de discussão: a política econômica, o comportamento das classes política e empresarial, a natureza da inflação, o crescimento econômico, a distribuição da renda e da riqueza, entre outros.

Aprender todas as interpretações requer um esforço muito grande, visto a quantidade enorme de autores, como também o montante das obras escritas por cada um.

Para aqueles que se interessam pelo tema e gostariam de conhecer um pouco, ou mesmo começar a estudar mais profundamente este ramo, há dois livros que compilam alguns autores e fornecem um panorama geral sobre suas ideias.

É um bom pontapé para aqueles que querem conhecer as várias faces desse nosso país, visto que o Brasil não é para principiantes.

Um enigma chamado Brasil

Organizadores: André Botelho / Lilia Moritz Schwarcz

Ano: 2009

Coletânea de 29 artigos, onde 29 intérpretes do Brasil são analisados à luz de suas principais ideias e sob o ponto de vista de importantes pesquisadores contemporâneos. Escrita em linguagem acessível mas sem perder de vista a complexidade do tema, a obra estabelece um diálogo entre esses pensadores, suas obras e como suas ideias foram recebidas em determinados contextos. O livro propõe contribuir para o debate contemporâneo e introduzir aos estudantes e entusiastas do tema ideias fundamentais para o entendimento da sociedade brasileira.

Autores de destaque tratados no livro: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Euclides da Cunha, Octavio Ianni, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Raymundo Faoro, Fernando Henrique Cardoso.

Versão ebook: https://amzn.to/3rAJicD

Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados

Organizadores: Luiz Bernardo Pericás / Lincoln Seco

Ano: 2014

O livro busca traçar um amplo panorama do pensamento crítico político-social brasileiro dos séculos XX e XXI. São ao todo 27 estudos e ensaios escritos por reconhecidos especialistas acadêmicos que se debruçaram sobre a vida e a obra de alguns dos principais intérpretes da história e da cultura no Brasil. A obra constitui um manual básico para os estudos de história intelectual e da história moderna do Brasil.

Autores de destaque tratados no livro: Antonio Candido, Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Milton Santos, Paulo Freire, Ignácio Rangel, Florestan Fernandes, Ruy Mauro Marini.

Versão física: https://amzn.to/2WV0TOo

Versão ebook: https://amzn.to/3rCmOrH

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s