Quando fiz meu doutorado na UFRGS, uma das disciplinas que mais me marcaram foi a de Interpretações do Brasil, ministrada pelo professor Pedro Cezar Dutra Fonseca.
Na época fiquei impressionado com a variedade de análises diversas que visavam explicar a dinâmica econômica e os motivos do atraso do Brasil.
Entretanto, não deveria estranhar esta diversidade, visto que cada brasileiro tem sua tese particular sobre a nossa eterna condição de subdesenvolvimento.
São vários os temas que são alvos de discussão: a política econômica, o comportamento das classes política e empresarial, a natureza da inflação, o crescimento econômico, a distribuição da renda e da riqueza, entre outros.
Aprender todas as interpretações requer um esforço muito grande, visto a quantidade enorme de autores, como também o montante das obras escritas por cada um.
Para aqueles que se interessam pelo tema e gostariam de conhecer um pouco, ou mesmo começar a estudar mais profundamente este ramo, há dois livros que compilam alguns autores e fornecem um panorama geral sobre suas ideias.
É um bom pontapé para aqueles que querem conhecer as várias faces desse nosso país, visto que o Brasil não é para principiantes.
Um enigma chamado Brasil
Organizadores: André Botelho / Lilia Moritz Schwarcz
Ano: 2009
Coletânea de 29 artigos, onde 29 intérpretes do Brasil são analisados à luz de suas principais ideias e sob o ponto de vista de importantes pesquisadores contemporâneos. Escrita em linguagem acessível mas sem perder de vista a complexidade do tema, a obra estabelece um diálogo entre esses pensadores, suas obras e como suas ideias foram recebidas em determinados contextos. O livro propõe contribuir para o debate contemporâneo e introduzir aos estudantes e entusiastas do tema ideias fundamentais para o entendimento da sociedade brasileira.
Autores de destaque tratados no livro: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Euclides da Cunha, Octavio Ianni, Caio Prado Júnior, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Raymundo Faoro, Fernando Henrique Cardoso.
Versão ebook: https://amzn.to/3rAJicD

Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados
Organizadores: Luiz Bernardo Pericás / Lincoln Seco
Ano: 2014
O livro busca traçar um amplo panorama do pensamento crítico político-social brasileiro dos séculos XX e XXI. São ao todo 27 estudos e ensaios escritos por reconhecidos especialistas acadêmicos que se debruçaram sobre a vida e a obra de alguns dos principais intérpretes da história e da cultura no Brasil. A obra constitui um manual básico para os estudos de história intelectual e da história moderna do Brasil.
Autores de destaque tratados no livro: Antonio Candido, Caio Prado Júnior, Celso Furtado, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Milton Santos, Paulo Freire, Ignácio Rangel, Florestan Fernandes, Ruy Mauro Marini.
Versão física: https://amzn.to/2WV0TOo
Versão ebook: https://amzn.to/3rCmOrH
