Será que a bolsa norte-americana (S&P 500) está cara?

O índice CAPE (Cyclically adjusted price-to-earnings) é uma medida de avaliação geralmente aplicada ao mercado de ações S&P 500. Sua fórmula de cálculo é o preço dividido pela média móvel de dez anos de rendimento (lucro das empresas), corrigido pela inflação.

Este indicador é usado para avaliar os retornos futuros prováveis ​​de ações ao longo de escalas de tempo de 10 a 20 anos. Valores CAPE acima da média implicam que os retornos médios anuais de longo prazo estão abaixo da média.

Atualmente, este indicador se encontra em nível bastante elevado seguindo sua média histórica, conforme podemos ver no gráfico abaixo.

A imagem pode conter: texto que diz "50 45 1981 18 2000 P/E10) 35 40 (CAPE, 30 Ratio 25 20 16 1929 1901 2020 33.4 1966 15 CAPE 10 5 prazo delongo 8 juros de 은 Taxa de juros de longo prazo 0 1860 1921 1880 1900 1920 1940 2 1960 Fonte: Robert Shiller htp://ww.nale.itm) 1980 0 2000 2020 2040 HETERODOXIA FAMAFINANCEIRA FINANCEIRA"

Uma das explicações para o fato do CAPE do S&P 500 estar tão elevado é a forte baixa das taxas de juros nas últimas décadas. As quedas constantes dos juros dos títulos do governo dos EUA fizeram com que o custo de oportunidade do capital decaísse. O custo de oportunidade é a remuneração de um ativo livre de risco, como títulos de renda fixa dos governos.

Neste caso, com juros em baixa os investidores passaram a aceitar receber menos pelas ações, em termos de lucro. Isso explica, em parte, o preço elevado (em termos do indicador CAPE).

Entretanto, há sempre o risco de retomada da elevação dos juros e, consequentemente, uma reavaliação dos investidores sobre o preço das ações. O perigo está na negligência deste fator por parte do mercado, o que implicaria em comportamentos especulativos, explicado pela teoria de Minsky.


A verdade só o futuro relevará, visto que este as variáveis necessárias para a sua determinação ainda não foram reveladas (estão em construção). Vários cenários podem ocorrer. Vejamos alguns:

1) Recuperação econômica pode elevar a taxa de lucro (abaixar o CAPE). Por outro lado, expectativa de aumento futuro da taxa de juros inibe crescimento do preço dos ativos.

2) Alta liquidez e baixa atividade econômica incentivam movimentos de fusões e aquisições (F&A) e, assim, aumento dos lucros no longo prazo.

3) Queda prolongada dos juros incentiva o comportamento especulativo dos agentes econômicos. Os preços dos ativos sobem mas, sem uma retomada do lado real da economia, há um descolamento por parte dos preços dos ativos financeiros. Isso cria oportunidade para a criação de bolas nos mercados, que são estouradas quando os juros se elevarem em algum momento do futuro. Essa é a teoria de Minsky.

E aí, qual a sua opinião? O valor atual do CAPE para o S&P 500 é pra se preocupar ou está normal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s