Dica de leitura: “Keynes e os pós-keynesianos”

Demorou, mas finalmente saiu a versão brasileira!

Keynes e os pós-keynesianos: Princípios de macroeconomia para uma economia monetária de produção” é considerado um clássico da literatura pós-keynesiana e indispensável para qualquer estudioso de Keynes.

A primeira edição é de 1992, cuja versão foi publicada apenas em inglês, com o título “Mr. Keynes and the Post Keynesians“.

Fernando Cardim de Carvalho é considerado referência no pós-keynesianismo no Brasil.

Era professor emérito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi pesquisador sênior do Levy Economics Institute, do Bard College, em Nova York, e da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Infelizmente, o autor faleceu em 2018, aos 60 anos de idade.

Neste livro, Fernando Cardim de Carvalho verbalizou, de modo original, a visão de mundo de Keynes. Em particular, suas principais contribuições teóricas foram a definição dos princípios fundamentais que estabelecem o conceito de economia monetária da produção, a análise sobre tomada de decisões sob condições de incerteza não probabilística, o desenvolvimento de uma teoria de escolha de portfólio na qual a decisão de investimento é vista como uma entre várias estratégias possíveis de acumulação de riqueza e a teoria da preferência pela liquidez.

Ao mesmo tempo, ele demonstra por que a abordagem “keynesiana” do IS-LM Hicksiano, a chamada síntese neoclássica, saiu das trilhas analíticas estabelecidas por Keynes.

Keynes

Sem dúvida, Fernando Cardim de Carvalho foi o brasileiro que mais contribuiu para o pensamento pós-keynesiano, em função de sua magistral contribuição teórica, liderança intelectual e ativa participação acadêmica no Brasil, tanto no ensino quanto em orientações e participações em congressos e encontros.

Quem tiver interesse, pode adquirir a obra na loja da Amazon por este link: https://amzn.to/39ixeFz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s